Gilberto Costa indica criação de equipe técnica para prevenção e tratamento do AVC

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 15h31 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 15h31 | Acessos: 19

O vereador Gilberto Costa (PP) encaminhou indicação à Prefeitura de São Caetano do Sul para criação de uma equipe técnica dedicada à prevenção e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O objetivo da propositura é o cuidado antecipado, diagnóstico e o tratamento da doença.

“Com uma comissão técnica em funcionamento, a cidade de São Caetano pode se beneficiar de um tratamento emergencial mais eficaz para os casos de AVC. Isso pode levar a uma redução nas taxas de mortalidade, morbidade e o tempo de internação levando a uma melhoria nas chances de recuperação para os pacientes”, defende o vereador na justificativa do projeto.

O parlamentar ressalta a importância desses profissionais para a saúde do município. “Desempenham um papel fundamental na redução da incidência e do impacto do AVC na cidade, promovendo a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos e melhorar os resultados para aqueles que são afetados. Quanto mais rápido a intervenção, melhores são as chances de recuperação”, frisa Gilberto Costa.

Na propositura, o vereador aponta dados do Ministério da Saúde que colocam o AVC como o que mais mata no Brasil e o que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retornam ao trabalho e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.