Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Luis Galarraga propõe ampliação do uso da Zona Azul para idosos em São Caetano

Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2025, 18h05 | Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2025, 18h05 | Acessos: 33
imagem sem descrição.

O vereador Luis Galarraga (PL) apresentou uma indicação solicitando estudos técnicos e jurídicos para permitir que pessoas idosas possam estacionar nas vagas do Estacionamento Rotativo (Zona Azul) de São Caetano do Sul, e não apenas nas vagas demarcadas de uso exclusivo para esse público.

A proposta mantém o tempo máximo de permanência já previsto para o sistema rotativo, de duas horas. “Permitir que todos os idosos, devidamente credenciados conforme a legislação, possam utilizar qualquer vaga da Zona Azul é uma medida de justiça social e acessibilidade. Garante maior autonomia, mobilidade e qualidade de vida”, explicou Galarraga.

O parlamentar citou dados do Censo Demográfico 2022, do IBGE, que apontam que cerca de 22% da população de São Caetano tem 60 anos ou mais, uma das maiores proporções de idosos do Brasil. “Esse índice representa um aumento significativo em relação ao Censo de 2010, quando o percentual era de aproximadamente 17%, evidenciando um envelhecimento populacional acelerado”, argumentou.

Galarraga ressaltou que, além de estar alinhada às políticas públicas de envelhecimento ativo e ao direito à prioridade de atendimento previsto no Estatuto da Pessoa Idosa, a proposta não trará custos significativos ao município. “A iniciativa apenas amplia a área de permissão, sem alterar a rotatividade do sistema, que atende a uma demanda crescente e reconhece as dificuldades de locomoção enfrentadas por muitos idosos”, finalizou.

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página