Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inclusão e respeito: Câmara de São Caetano celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2025, 17h19 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2025, 17h19 | Acessos: 25
imagem sem descrição.

Inclusão, respeito e cidadania deram o tom à sessão solene promovida pela Câmara Municipal de São Caetano do Sul, na noite de quinta-feira (25), em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Realizada no Plenário dos Autonomistas, a cerimônia foi marcada por momentos de celebração e reflexão, reforçando o compromisso coletivo com uma cidade mais justa e acolhedora para todos.

Autor da iniciativa da sessão solene, o vereador Caio Salgado (PL) destacou o trabalho da Câmara em prol da causa. “Esta sessão homenageia todos que lutam diariamente por seus direitos e são exemplos de superação. Cada avanço na inclusão é resultado de muita luta, de vozes que não se calaram e de corações que nunca desistiram. Reitero o meu compromisso de seguir ao lado de vocês, ouvindo, construindo e transformando. Essa não é apenas uma pauta de trabalho, mas um compromisso pessoal, político e de vida, inspirado nos ensinamentos deixados por meu pai, Jorge Salgado”, afirmou.

Em nome do Poder Legislativo, o vereador e líder do governo na Câmara, César Oliva (PSD), ressaltou a importância da data. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência transmite uma mensagem clara: inclusão é um direito. Essa data vai além de uma homenagem; é um momento de reflexão e, sobretudo, de compromisso contínuo. A relevância desse dia está em promover a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, acessível e justa para todos, especialmente para aqueles que mais precisam. Devemos lutar por mais respeito, acolhimento e inclusão”, concluiu.

Magali Aparecida Selva Pinto, responsável pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida (SEDEF), reforçou o papel das famílias. “Todos nós, nesta sessão, compartilhamos o mesmo objetivo: construir uma sociedade mais justa e acessível para as pessoas com deficiência. Hoje, ressaltamos a relevância das famílias, que se preocupam com o futuro de suas crianças. Essa preocupação nos motiva a pensar continuamente em políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e a seus familiares”, declarou.

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) abordou os desafios enfrentados pela causa. “Essa é uma luta diária, não apenas na nossa cidade, mas em todo o contexto em que vivemos. Quando destinamos recursos para a saúde, temos a certeza de que serão bem utilizados, graças ao comprometimento e ao respeito com o dinheiro público e com as pessoas com deficiência.” E também reconheceu o papel das entidades no trabalho em prol da causa: “Quando o poder público não consegue atender a todas as demandas, as entidades são um braço amigo, representadas por vocês que estão aqui.”

O deputado federal Alex Manente (Cidadania) destacou o protagonismo de São Caetano do Sul. “Aqui na cidade, tenho orgulho de ter aprendido e participado da experiência da APAE local, que é uma referência para todo o Brasil.” E também enalteceu o trabalho desenvolvido: “Cidades como este município tornam-se referências para que as políticas públicas de inclusão estejam cada vez mais presentes. Não precisamos apenas reivindicar, mas promover um processo evolutivo de conscientização, que vai além da legislação, para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.”

O prefeito Tite Campanella (PL) sublinhou o papel do poder público no bem-estar das famílias da cidade. “Essa data é um momento fundamental de reflexão sobre os nossos compromissos e sobre o muito que ainda precisamos avançar na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. O município tem tradição de vanguarda em políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência, e não poderia ser diferente”, afirmou. O chefe do Executivo ainda destacou os pilares da sua gestão: “Quando assumi a Prefeitura, em janeiro deste ano, estabeleci como um dos pilares do nosso governo o conceito de São Caetano do Sul para as pessoas. Esse compromisso se materializa de forma especial no eixo transversal do nosso plano de governo, no qual garantimos que as necessidades das pessoas com deficiência estejam presentes em todas as nossas políticas públicas.”

A noite contou com momentos emocionantes, como a apresentação de dança dos alunos da APAE de São Caetano do Sul. Ao final, o Legislativo prestou homenagem a 15 pessoas, entregando certificados em reconhecimento ao trabalho em prol da inclusão.

Homenageados:
César Rogério Oliva; Célia Gonçalves Salmazo; Dirce das Dores Silva; Eulina Terezinha Vieira Lopes; Fabíola Campillo Bernardo; Isabella Siqueira; Juliana Vidal Aguiar Veloso; Magali Bianezzi; Maire Helen Massariol Messias; Marcus Vinicius Braga; Maria Raimunda Pereira; Patrícia Boscatto; Rita Mara dos Santos Estraioto; Rosana Vasconcellos Marcondes; Sônia Regina Toledo Moreira.

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página