Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Luta por igualdade: Câmara de São Caetano celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 16h13 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2025, 16h13 | Acessos: 28
imagem sem descrição.

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul celebrou, na noite de quinta-feira (27), uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O evento, realizado no Plenário dos Autonomistas, reforçou a importância da luta histórica por igualdade e destacou a contribuição da população negra para a construção da cidade.

O vereador Caio Salgado (PL), autor da proposta da homenagem, ressaltou na abertura a importância do evento. "Esta sessão também é um momento de diálogo entre o poder público, nós, vereadores, e a população, para que as demandas da comunidade negra sejam trazidas e compartilhadas com todos", disse. E complementou: "O meu papel aqui é criar espaços para que as personalidades negras do nosso município tenham sua voz escutada e avancem no combate ao racismo.”

Em nome do Poder Legislativo, o vereador Igor Cavelagna (PSB) exaltou Zumbi dos Palmares e a urgência de ampliar as ações de igualdade racial. “Que Zumbi nos inspire a continuar essa luta, para construirmos uma cidade onde todas as mães, independentemente da cor, possam caminhar de cabeça erguida, sabendo que seus filhos terão igualdade de oportunidades”, declarou.

Representando o prefeito Tite Campanella (PL), o chefe de Gabinete Bruno Vassari (PSB) também prestou homenagem e destacou a importância do poder público no combate à discriminação. "O Dia da Consciência Negra, que faz referência a Zumbi dos Palmares, remete a toda a luta que travamos e na qual o poder público deve assumir a sua responsabilidade. O prefeito é um apoiador e incentivador de qualquer política pública que combata o racismo. Vamos trabalhar para melhorar cada vez mais a sociedade e a cidade", concluiu.

Andreia Miguel, presidente do Conselho da Comunidade Negra de São Caetano do Sul (CONESCS), reforçou o duplo significado da data. "É um momento especial de celebração, mas também de memória, resistência e valorização da cultura negra. A reflexão de um único dia não basta; é fundamental que se transforme em ações concretas durante todos os 365 dias do ano", defendeu.

Na ocasião, 20 personalidades foram homenageadas pelo Poder Legislativo com certificados de congratulação pelos relevantes serviços prestados ao município.

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página