Marcos Fontes propõe programa municipal de autocoleta para detecção de HPV em São Caetano
O vereador Dr. Marcos Fontes (PP) protocolou na Câmara Municipal de São Caetano do Sul uma indicação solicitando que o Poder Executivo encaminhe projeto de lei para a criação do Programa Municipal de Autocoleta de Amostras para Detecção de HPV.
Na justificativa, o parlamentar destacou que o câncer do colo do útero continua sendo um grave problema de saúde pública, figurando entre os principais tipos de câncer que acometem mulheres no Brasil. “Estratégias inovadoras de rastreamento, como a autocoleta de amostra vaginal pela própria mulher, aumentam a adesão aos exames preventivos, reduzem barreiras de acesso e garantem conforto, dignidade e privacidade às mulheres”, explicou.
A proposta prevê a distribuição de kits de autocoleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por meio de atendimento domiciliar, acompanhados de orientações claras e acessíveis à população. Além disso, o vereador sugeriu a realização de parcerias com instituições de pesquisa e universidades para monitorar a adesão, avaliar a qualidade dos dados e medir o impacto do programa, assegurando melhorias contínuas.
Para Fontes, a iniciativa tem potencial de ampliar significativamente a cobertura do rastreamento no município. “A medida está alinhada às diretrizes nacionais que vêm incorporando o exame de DNA-HPV como método principal de rastreamento do câncer do colo do útero, com maior sensibilidade diagnóstica e impacto preventivo”, concluiu.