Brasão
O Brasão de Armas foi projetado e executado por Salvador Thaumaturgo, em 1949, durante a primeira administração municipal e instituído oficialmente, através da Lei nº 72 de 10 de março de 1950, cuja descrição e justificativa é a seguinte: "A forma do escudo, como manda a codificação heráldica, é a forma que o Brasil herdou da heráldica portuguesa. A cor verde representa o primitivo campo de Piratininga e o vermelho, o sangue derramado para a sua conquista, e por analogia, as cores da bandeira da Península Itálica, que forneceu o maior contingente dos fundadores do antigo povoado,
hoje próspero Município.
A engrenagem de ouro, símbolo tradicional dada indústria, representa a vida atual do Município, um dos mais importantes centros industriais do país.
O chefe de azul representa a ideologia dos seus habitantes e o apelido Di Thiène, é o símbolo do Município ou seja, a identificação de São Caetano Di Thiène, Padroeiro da cidade. A coroa mural de ouro é o símbolo de independência municipal. Os dizeres no listel azul, fazem lembrar as datas da fundação e do histórico plebiscito, que deu a São Caetano do Sul a sua tão desejada emancipação".