Welbe Macedo propõe política permanente de prevenção à demência em São Caetano

O vereador Welbe Macedo (PSB) protocolou um projeto de lei para a criação de uma política permanente de conscientização, prevenção e combate a fatores de risco relacionados à demência e a outras doenças cognitivas em São Caetano do Sul.
Segundo o parlamentar, a proposta tem como objetivo informar a população sobre os fatores modificáveis e não modificáveis que contribuem para o desenvolvimento dessas condições. “Com o envelhecimento da população, a incidência de demência tem aumentado, tornando essencial a implementação de uma política pública contínua de prevenção e educação em saúde”, afirmou.
O vereador sugere que a campanha seja coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, com o apoio de outros órgãos. As ações podem incluir palestras e parcerias com entidades públicas, privadas e do terceiro setor; capacitação de profissionais das áreas de saúde e assistência social; e ações específicas nas unidades básicas de saúde, escolas e centros de convivência da terceira idade.
Welbe apresentou no projeto dados de estudos que apontam que 40% dos casos de demência podem estar associados a fatores de risco passíveis de prevenção ou tratamento. “A atuação preventiva, aliada ao diagnóstico precoce e à educação em saúde, é essencial para garantir mais qualidade de vida à população e reduzir os impactos sociais e econômicos dessas doenças”, complementou.