Professor Ródnei sugere criação da carteira de prioridade para pessoas com câncer em São Caetano

O vereador Professor Ródnei (PSD) protocolou um projeto de lei para instituir a Carteira de Identificação da Pessoa Acometida de Câncer (CIPAC) em São Caetano do Sul. O objetivo é formalizar o direito à prioridade em hospitais e serviços de saúde, incluindo exames e procedimentos, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente.
O vereador destacou os benefícios da identificação. “A adoção da CIPAC visa simplificar o processo de comprovação da condição do paciente, evitando que a pessoa com câncer precise apresentar múltiplos documentos e dar explicações para justificar sua necessidade de prioridade”, afirmou.
Conforme o texto do projeto, para assegurar os direitos e a prioridade, a apresentação da carteira, pela própria pessoa ou por seu acompanhante, será considerada um documento válido em repartições públicas e em entidades privadas que prestam serviços de saúde.
Para o parlamentar, a CIPAC será uma ferramenta essencial para reduzir a burocracia e permitir que os pacientes se concentrem no tratamento e na recuperação. “É um passo importante para garantir que os cidadãos de São Caetano do Sul que lutam contra o câncer tenham acesso rápido e prioritário aos cuidados que merecem”, finalizou Ródnei.