Câmara de São Caetano aprova Plano Plurianual 2026–2029 em segunda votação

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 4.216/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026–2029. A deliberação ocorreu durante a 28ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (23).
O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico de médio prazo da administração pública municipal. Por meio dele, são definidas as diretrizes, os objetivos e as metas que orientarão as ações governamentais ao longo dos próximos quatro anos. O plano também servirá de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), promovendo o alinhamento entre a programação e a execução das políticas públicas.
O vereador Cicinho Moreira (PL) destacou a importância do trabalho de formulação do PPA. “Existe um corpo técnico em cada secretaria, principalmente na área financeira, que fará a análise dotação por dotação, definindo onde cada recurso pode ser usado de forma milimétrica para não haver erros. Tudo já vem descrito, organizado e planejado de tal forma que, se for necessário mudar, isso pode ser feito por meio da LDO”, afirmou.
O vereador Professor Jander Lira (PSB) enfatizou a importância do plano para o futuro de São Caetano. “É como São Caetano planeja estar nos próximos quatro anos: uma cidade com educação de qualidade, saúde eficiente, segurança reforçada, geração de empregos e renda. É isso que queremos para nossa cidade”, afirmou.
Os vereadores Edison Parra (Podemos), Matheus Gianello (PL) e Bruna Biondi (PSOL) apresentaram nove emendas ao projeto. O parecer da Comissão de Finanças e Orçamento opinou pela rejeição das propostas, que receberam votos contrários da maioria dos parlamentares durante a votação em plenário.