Caio Salgado defende criação da Política de Atenção às Mães Atípicas em São Caetano
											O vereador Caio Salgado (PL) apresentou projeto de lei para a criação da Política de Atenção às Mães Atípicas em São Caetano do Sul. A proposta visa reconhecer e valorizar as mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), outras condições de desenvolvimento ou altas habilidades.
Segundo o parlamentar, essas mães enfrentam uma dupla jornada invisível, marcada por sobrecarga emocional, física e financeira. “Muitas vezes, sua dedicação não é reconhecida pelas políticas públicas convencionais. É essencial que a gestão municipal amplie o seu olhar para essas mulheres que, além de mães, são cuidadoras, educadoras e, frequentemente, terapeutas”, afirmou.
Entre os objetivos da proposta estão o reconhecimento do papel dessas mães e a garantia de seu acesso às políticas públicas já existentes nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, lazer e trabalho.
Pelo projeto, é considerada mãe atípica a mulher responsável pelo cuidado diário de pessoas com deficiência, TEA, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades, independentemente de vínculo biológico. “Esta iniciativa é fundamental para apoiar as famílias atípicas da nossa cidade”, concluiu Caio Salgado.