Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tradição e patriotismo: Câmara de São Caetano realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Tiro de Guerra

Publicado: Sábado, 10 de Maio de 2025, 13h56 | Última atualização em Sábado, 10 de Maio de 2025, 13h56 | Acessos: 209
imagem sem descrição.

Em uma noite marcada por simbolismo e espírito cívico, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul promoveu, na quinta-feira (8), uma sessão solene em comemoração ao Dia do Tiro de Guerra, no Plenário dos Autonomistas. A cerimônia celebrou o papel histórico e formativo do Tiro de Guerra 02-069, instituição que há décadas transforma jovens em cidadãos comprometidos com os valores de disciplina, ética, civismo e amor à pátria.

Representando o presidente da Câmara, Doutor Seraphim (PL), o vereador Américo Scucuglia Júnior (PRD) conduziu a solenidade e destacou a importância do Tiro de Guerra na formação de gerações. “É uma honra reconhecer o Tiro de Guerra, instituição que, há décadas, forma jovens disciplinados e comprometidos com valores cívicos e patrióticos. A dedicação dos atiradores vai além do serviço militar; suas ações comunitárias inspiram a sociedade e reforçam o papel essencial desta instituição na construção de um futuro mais justo e digno. O legado de vocês é permanente, e por isso parabenizo cada um, pois sem o trabalho de vocês, não teríamos esta sessão hoje", declarou.

Em alusão à data, Wagner Antonio Natale resgatou o papel histórico da instituição. “O Tiro de Guerra estava presente em São Caetano antes mesmo da nossa emancipação. Vocês, que hoje colhem os frutos do desenvolvimento da cidade, têm o dever cívico de retribuir. Sejam homens de caráter, amem suas famílias, orgulhem-se do seu trabalho e honrem diariamente esta cidade que nos acolhe”, afirmou.

O Subtenente Anderson Sales Lima, chefe da instrução do Tiro de Guerra, reafirmou os valores transmitidos pela instituição. “No Tiro de Guerra, moldamos homens que compreendem o amor à pátria, que começa com o cuidado à cidade, às ruas e à nossa gente. Neste plenário, testemunhamos hoje a grandeza dessa missão, em que veteranos, atiradores e futuras gerações se unem por um mesmo ideal, perpetuando valores que transcendem o tempo", destacou.

O Coronel Murilo Contin, da 2ª Região Militar, enalteceu a atuação do Exército Brasileiro. "Os Tiros de Guerra representam muito mais do que unidades de instrução; são verdadeiros viveiros de virtudes, onde se formam cidadãos de caráter, imbuídos dos valores fundamentais de disciplina, honra e patriotismo. Absorvam cada lição, pois vocês têm o privilégio de aprender com instrutores exemplares. Vocês foram selecionados entre os melhores, que personificam em sua conduta a essência dos valores humanos e da excelência profissional", ressaltou.

Representando o prefeito Tite Campanella (PL), o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou o papel transformador do Tiro de Guerra: "Tenho certeza de que todos vocês sairão desta instituição não apenas como atiradores qualificados, mas como cidadãos que aprenderam a valorizar a família, a pátria e, acima de tudo, o respeito ao próximo. Nossa eterna gratidão aos veteranos e instrutores que, com o seu legado de serviço e excelência, seguem inspirando as novas gerações por meio do exemplo concreto de civismo e liderança", concluiu.

Durante o evento, o Poder Legislativo homenageou 22 personalidades com placas comemorativas e certificados, reconhecendo suas contribuições ao Tiro de Guerra e à formação cidadã em São Caetano do Sul.

Homenageados com placas:
1. Coronel Murilo Contin
2. Subtenente Anderson Sales Lima
3. Subtenente André Gonçalves de Freitas
4. Wagner Antonio Natale

Homenageados com certificados:
1. João Batista Pinto
2. Maurício Picolo
3. Luiz Antonio Mendes Neto
4. José Carlos de Campos Medeiros
5. Antonio Roberto Caneato
6. Francisco Antonio Soeltl
7. Gerson Carlos Alvarenga
8. Osvaldo Codello Melão
9. Adilson Caetano Bertolini
10. Carlos Emiliano Gonçalves
11. Marcelo Bueno
12. Vladimir Clovis de Camillo
13. Fernando Macandalli
14. Reynaldo Dal Col
15. Jonatas Valdevino de Lima
16. Felipe de Oliveira Brilhante da Silva
17. Alírio Villas Boas
18. Marcelo Rodrigues Ruivo

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página