Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sabedoria que inspira: Câmara de São Caetano celebra Dia do Idoso

Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2025, 18h36 | Última atualização em Sexta, 03 de Outubro de 2025, 18h38 | Acessos: 23
imagem sem descrição.

Histórias de vida, memórias e sabedoria tomaram conta da Câmara Municipal de São Caetano do Sul na noite de quinta-feira (2). O Plenário dos Autonomistas foi palco de uma sessão solene em comemoração ao Dia do Idoso, celebrando o papel essencial daqueles que, com suas trajetórias, contribuíram para cada capítulo do desenvolvimento da cidade.

O presidente da Câmara, Doutor Seraphim (PL), abriu a solenidade destacando os avanços na longevidade e a participação ativa da terceira idade na construção de São Caetano do Sul. “Recebê-los na nossa casa é uma honra. Nós, que integramos a terceira idade, temos muito a celebrar, como o prolongamento da vida e os progressos na área. Chegamos a uma fase da vida em que, longe de sermos inúteis, continuamos a ser fundamentais para a sociedade e para a cidade. Vamos trabalhar para que isso se amplie cada vez mais”, declarou. E fez uma saudação especial aos homenageados: “Parabéns a todos pelo exemplo que oferecem diariamente e que nos inspiram a seguir valorizando e respeitando a pessoa idosa na nossa São Caetano do Sul.”

O vereador Caio Salgado (PL), que presidiu a sessão, ressaltou a importância de reconhecer o trabalho realizado pelo município em benefício da população sênior. “São Caetano é referência em políticas públicas voltadas à terceira idade. Nossa cidade promove bem-estar, qualidade de vida e longevidade aos munícipes, com programas e benefícios exclusivos.” E complementou: “É uma alegria celebrar o Dia do Idoso. Vocês são a base da nossa cidade. Se São Caetano tem a representatividade que possui e é uma das melhores da região, isso se deve à dedicação e ao esforço de vocês. Vocês são o reflexo da força que construiu e sustenta a nossa cidade.”

Falando em nome do Poder Legislativo, o vereador Gilberto Costa (PP), autor da propositura que originou a homenagem, destacou o papel da terceira idade no progresso de São Caetano do Sul: “Esta sessão solene celebra São Caetano e a sua população idosa. Muitos dos prêmios que conquistamos têm ligação direta com vocês. Hoje, com mais de 200 pessoas presentes, homenageamos a cidade na sua totalidade. Na minha visão, São Caetano é a melhor cidade do Brasil para se viver, graças à perseverança de quem escolheu este lugar para construir sua história.” E complementou: “Esta lei é uma homenagem a todos, especialmente àqueles que orgulhosamente se identificam como pertencentes à terceira, quarta ou até quinta idade. Sejam bem-vindos à Câmara Municipal, uma casa que os respeita profundamente.”

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) reforçou a contribuição que as pessoas idosas trazem para o município. “Não tenho dúvidas de que a nossa cidade é tão desenvolvida graças a vocês, à força, ao trabalho e ao legado que deixaram para filhos, netos e bisnetos. Os seus ensinamentos permanecem vivos. Só temos a agradecer por tudo que fizeram e, se Deus permitir, continuarão fazendo por muitos anos.”

Representando o prefeito Tite Campanella (PL), o chefe de Gabinete Bruno Vassari (PSB) deixou uma reflexão sobre o compromisso da gestão municipal. “É isso que buscamos: implementar, cada vez mais, políticas públicas de excelência para a terceira idade. Ao investir na capacitação dos servidores e na qualidade de vida das pessoas idosas, estamos construindo um futuro mais justo. Neste Dia do Idoso, o prefeito Tite faz questão de parabenizar cada um de vocês por contribuírem com o desenvolvimento da nossa cidade e por manterem São Caetano do Sul no rumo certo.”

Lucila Lorenzini, responsável pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade (COMTID), destacou o valor das pessoas idosas como pilares da sociedade. “É com grande honra e profunda gratidão que nos reunimos para celebrar este dia. Mais do que uma data no calendário, é um momento de reconhecimento, respeito e valorização daqueles que tanto contribuíram para a construção da nossa comunidade. Homenageamos não apenas a longevidade, mas também a sabedoria, a experiência e o legado que nos deixam.”

A noite contou com a apresentação do Grupo de Dança Coreográfica São Caetano do Sul 50 e 60+. O Poder Legislativo também reconheceu 29 munícipes de destaque, entregando certificados por suas trajetórias. Após o evento, o público contou com a apresentação do cantor Elvis Andriolo.

Homenageados: Abílio Pedro Dos Santos; Adolpho Takashi Utino; Alice Ronchi Rabachini; Carlos Felipe Chede; Celeste de Jesus Fernandes Nunes; Claudio Pezzotti; Clemilde Clemente Bibo; Derli Aparecida da Silva Martorelli; Donato dos Santos; Doralice Barreto de Sousa Alencar Arcanjo de Oliveira; Edvaldo Aquino dos Santos; Elio Lourenço Bolzani; Hilda Xavier De Deus; Irma Stanghuini Previato; Liana Matsutani Inoue Lima; Maria Apparecida da Silva Baia; Maria de Lourdes Lorenzini; Maria Helena Jobas; Maria Inês Marques Checa; Maria José de Lima; Maria Petri Sartorello; Neuza Aparecida Felice Moreno; Nilcea Rustici de Almeida; Paulo Oliveira Castilho; Paulo Sérgio Barile; Regina Stela da Silva; Roseli Luque; Sebastião Leal De Almeida; Teresa Mendes Teixeira.

 

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página