Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Progresso e história: Câmara de São Caetano homenageia 28 personalidades com a Medalha dos Autonomistas

Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2025, 18h04 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2025, 18h04 | Acessos: 23
imagem sem descrição.

Juntos pelo desenvolvimento, motivados pela trajetória histórica. Com base nesse ideal, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul promoveu, na manhã de sábado (18), a sessão solene de entrega da Medalha dos Autonomistas. O evento, realizado no Salão Nobre do Legislativo, concedeu honrarias a 28 personalidades que contribuíram significativamente para o progresso da cidade e que perpetuam os valores de cidadania e dedicação à coletividade.

O presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Doutor Seraphim (PL), reconheceu o valor histórico dos líderes que moldaram a trajetória do município. “Nunca é suficiente dizer o quanto os nossos líderes autonomistas fizeram pela nossa comunidade. Esses bravos homens e mulheres lutaram e mudaram a história do nosso município para sempre”, afirmou. E complementou: “Gostaria de parabenizar todos os agraciados com a Medalha dos Autonomistas deste ano. O carinho e o comprometimento de vocês com São Caetano permitem que o legado deixado pelos pioneiros da autonomia siga vivo, inspirando novas gerações”.

O prefeito Tite Campanella (PL) ressaltou a relevância de preservar a história do movimento autonomista. “Externo o meu reconhecimento por tudo que vocês fizeram por São Caetano do Sul, desde o movimento de 1948, que nos emancipou. Vocês, que confiaram nesta terra para estabelecer comércio, família e estudos, fizeram de São Caetano o que ela é hoje. Essa força nos motiva a seguir trabalhando por uma cidade cada vez melhor.” O chefe do Executivo concluiu sua fala com um agradecimento: “Ao entregar essa medalha, reconhecemos os seus valores e integramos à comunidade aqueles acolhidos por São Caetano. Essa homenagem os conecta ao coração da cidade, transmitindo às gerações futuras o respeito aos líderes de 1948 até hoje”.

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) manifestou seu respeito aos cidadãos que contribuíram para a construção e o desenvolvimento local. “É com gratidão que reconheço tudo o que vocês fizeram pelo município, desde o movimento autonomista, que concedeu a emancipação que nos transformou em cidade. Vocês confiaram em São Caetano do Sul e a tornaram no que ela é hoje. Só podemos agradecer a todos que trabalham, moram, estudam e fazem do nosso município um lugar cada vez melhor. É essa dedicação de vocês que continua a inspirar o nosso trabalho público”, finalizou.

Marisa Catalão de Carvalho Campozana, presidente da Fundação Pró-Memória (FPM), reforçou o valor simbólico da honraria. “A medalha carrega o peso da história e da luta por justiça e progresso. Os homenageados fortalecem os valores que unem a comunidade: liberdade de pensamento, responsabilidade coletiva e compromisso com o futuro”. Em seguida, destacou a importância da sessão: “Este evento é um reconhecimento sincero do impacto que as suas ações têm na nossa sociedade. Cada um de vocês representa o espírito de autonomia, coragem e dedicação que molda São Caetano do Sul”.

A solenidade também reverenciou os 77 anos do Movimento Autonomista, recordando o plebiscito histórico de 24 de outubro de 1948, que resultou na emancipação política e administrativa do município. Como parte desse resgate, foi prestada uma homenagem especial a Desiree Malateaux Netto, último líder autonomista vivo, testemunha e guardião dessa jornada de luta e conquista.

Homenageados
Anacleto Campanella Junior; Agostinho Folco; Anderson Alves de Moraes; Anderson Sales Lima; Andrea Ferrari; Aurora Ribeiro de Souza; Cláudia Maria Gomes Cézar; Francisco Tavares de Oliveira; Gilberto Costa Marques; Gilberto Dias Nunes; Isabel Baptista Alves de Oliveira; Jamil Abdouni; João Carlos Gardin; Leandro Cavalcante; Lilian Martin Pinarelli; Luciana Matta; Luciara de Cássia da Conceição; Luiz Carlos Prieto; Maria de Lourdes Vidal Chessa; Mayra Thais Ferreira Rodrigues; Ricardo Blanco; Roberta Castaldoni Zanona; Rogério Pardini; Rosamaria Rodrigues Garcia; Sandra Cristina Monteiro; Sergio Ricardo Tannuri; Sergio Sartori; Thiago Rocha Ferreira.

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página