Welbe Macedo propõe protocolo unificado contra violência e bullying nas escolas de São Caetano
O vereador Welbe Macedo (PSB) protocolou uma indicação sugerindo a realização de estudos para a criação e implantação de um protocolo unificado de acompanhamento de ocorrências de violência, discriminação, bullying e outras formas de violação de direitos humanos no ambiente escolar da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul.
Segundo o parlamentar, a propositura surge em atenção às recorrentes demandas e relatos dos munícipes, que apontam para a necessidade de um sistema mais eficaz e transparente para lidar com essas ocorrências. “A ausência de um protocolo padrão dificulta o registro adequado, o acompanhamento efetivo das vítimas e, principalmente, a aplicação de medidas pedagógicas e disciplinares uniformes em todas as escolas”, explicou.
Conforme o texto do projeto, o protocolo unificado possibilitará que a Secretaria Municipal de Educação compile dados estatísticos confiáveis, permitindo a identificação de padrões e a formulação de políticas públicas preventivas mais assertivas e focadas.
Para Welbe Macedo, a criação deste instrumento é fundamental para proteger a integridade física e psicológica dos estudantes. “É fundamental garantir um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor e reafirmar o compromisso da gestão municipal com a qualidade e segurança da educação”, finalizou.