Câmara de São Caetano retorna às sessões ordinárias com projeto voltado à terceira idade
A Câmara Municipal de São Caetano do Sul retornou às suas sessões ordinárias nesta terça-feira, 3, após o período do recesso parlamentar. A ordem do dia contou com matérias de autoria dos vereadores, como o projeto que institui a Política de Combate ao Sedentarismo entre as pessoas idosas.
O projeto, de autoria do vereador Welbe Macedo (PSB), propõe diretrizes e ações para combater o sedentarismo na terceira idade, como programas e atividades físicas gratuitas, acessíveis e adaptadas às pessoas idosas, campanhas educativas, espaços públicos adaptados para a prática de atividades físicas para o público-alvo.
“O sedentarismo entre pessoas idosas é causa de enormes problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, quedas, dificuldade de mobilidade. Tudo isso causa abreviação do tempo de vida da pessoa”, afirmou o parlamentar.
A matéria, que teve parecer de inconstitucionalidade emitido pela Comissão de Justiça e Redação da Casa, foi arquivada, após o pedido do autor ser aprovado pelo plenário. Segundo o vereador, um plano de ação contra o sedentarismo já está sendo esboçado pelos responsáveis pelas políticas públicas para a terceira idade.
Projetos do Executivo
Foram lidos na 1ª sessão ordinária do ano quatro projetos da Prefeitura que foram encaminhados para o Legislativo em regime de urgência: o projeto de lei que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação; o que institui o programa Páscoa da Família no município; o que cria o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência e o projeto que altera a lei 3.340, de 9 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a criação de classes hierárquicas da carreira de Guardas Municipais. Todas as matérias seguem para as Comissões da Casa para a emissão dos pareceres.
Natalia Sarkis
03/02/2026
