Getúlio Filho solicita reforço de investimentos para Salas de Recursos Multifuncionais em São Caetano
O vereador Getúlio Filho (União Brasil) apresentou uma indicação solicitando estudos e tratativas para o reforço de investimentos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) das escolas municipais de São Caetano do Sul. A proposta visa garantir atendimento mais adequado e eficaz aos alunos da educação especial, incluindo estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades e superdotação.
Segundo o parlamentar, relatos de munícipes apontam que algumas unidades escolares ainda não dispõem de recursos suficientes para promover intervenções pedagógicas e estímulos adequados às necessidades específicas desses alunos. “A ampliação e a padronização dos recursos nas Salas de Recursos Multifuncionais representam investimento direto na inclusão, na equidade e na qualidade do ensino oferecido pelo município”, afirmou.
Na indicação, o vereador destacou a importância da disponibilização de materiais voltados ao desenvolvimento sensorial, cognitivo e emocional dos estudantes, como painéis sensoriais, tapetes táteis, bolas terapêuticas, almofadas de equilíbrio, abafadores de ruído, brinquedos terapêuticos e ferramentas de apoio à regulação emocional. A proposta também menciona a necessidade de estratégias visuais e recursos que incentivem hábitos importantes para a saúde e a autorregulação dos alunos.
Para Getúlio Filho, garantir que todas as escolas disponham de estrutura adequada demonstra compromisso do poder público com uma educação mais inclusiva e preparada para respeitar as particularidades de cada estudante.